SOBRE NOSSA CIDADE


SÃO SEBASTIÃO –
REGIÃO ADMINISTRATIVA- RA XIV
        
As terras que hoje constituem a Região Administrativa XIV de São Sebastião, pertenciam, antes da mudança da nova capital, às fazendas Taboquinha, Papuda e Cachoeirinha. Essas fazendas foram desapropriadas e nelas se instalaram os primeiros moradores da região que exploravam o comércio de areia, cerâmica e olaria, materiais abundantes no local.
Contado por moradores de mais residência na cidade, o local que é hoje São Sebastião, tem ocupação muito antiga, de fazendas remanescentes da época dos escravos. Pode-se encontrar hoje nas redondezas da cidade atributos de construções antigas, como uma cruz de madeira fincada num alto de um morro, onde supostamente estes escravos teriam sido sacrificados.
                                                                 HISTÓRICO

Com o início das obras da construção de Brasília, a partir de 1957, várias olarias ali se instalaram em terras posteriormente arrendadas através da Fundação Zoobotânica do DF, visando, à época, suprir parte da demanda da construção civil por materiais.
Com a expiração dos contratos, as olarias foram sendo desativadas e o núcleo urbano foi se estruturando aos poucos ao longo do córrego Mata Grande e Ribeirão Santo Antônio da Papuda, como resultado do parcelamento irregular das glebas antes arrendadas. O preço baixo da terra, a falta de regularidade do solo e a beleza do local contribuíram para o crescimento acelerado da cidade. Sua localização privilegiada, que inicialmente atraiu trabalhadores da construção civil e de serviços domésticos, hoje atrai uma população diferenciada. 
Em 25 de junho de 1993 a então Agrovila São Sebastião passa a ser a Região Administrativa n° XIV – Cidade São Sebastião (Lei 167/93). Esta passa a ser, então, a data comemorativa do aniversário da cidade.
O nome São Sebastião é uma homenagem a um dos primeiros comerciantes a chegar na cidade, “Seu Sebastião”. Ele se instalou nas terras desapropriadas da Fazenda Taboquinha e retirava areia ao longo do Rio São Bartolomeu. O material era vendido para as construtoras da Companhia Urbanizadora de Brasília (Novacap). Por causa desta atividade o pioneiro ficou conhecido como”Tião Areia”.

ANTES:

DEPOIS:

Administração Regional de São Sebastião
Quadra 101 Área Especial S/N
CEP: 71.692-090 São Sebastião– DF 
Para tirar dúvidas ligue 3335-9001 / 3335-9000 FAX: 3335-9024

Nenhum comentário:

Postar um comentário